O dia hoje pregou uma partida e começou muito cinzento, sem calor, e agora está a chover como se fosse inverno.
Hoje deixo-vos um tópico de discussão, porque não há grandes novidades na "trincheira". Ontem houve uma manifestação dos alunos universitário contra a forma da aplicação do tratado de Bolonha aqui em Espanha. Hoje estivemos a conversar sobre isso, visto que a aplicação do tratado aqui em Espanha é diferente, visto que as empresas são convidadas a financiar os cursos que existem nas universidades publicas o que faz com que subsistam os cursos mais interessantes do ponto de vista económico para as empresas. Isto pode levar à extinção de alguns cursos que são menos "apelativos" para as empresas.
Por outro lado, com o avanço de tal ideologia, num futuro próximo seremos confrontados com um mercado de trabalho com maior oferta embora os trabalhadores se possam encontrar mais descontentes porque foram "forçados" a escolher determinada profissão. Deste modo com o aumento da oferta no mercado de trabalho, vai haver uma descida no valor de empregabilidade de cada trabalhador, fazendo com que a mão de obra possa ficar mais barata e os trabalhadores percam mais valias já adquiridas.
Esta tem sido uma problemática debatida aqui em Espanha e que já tem sido discutida noutros países e espero que em Portugal o mesmo não venha a acontecer.
Um abraço de um saloio numa terra vizinha…
Sem comentários:
Enviar um comentário